Maceio
APRESENTAÇÃO

O PLURIS representa a continuidade da parceria entre pesquisadores do Brasil e de Portugal que se realiza desde 2005. Constitui-se em uma associação técnico-científica, de caráter multidisciplinar, reunindo profissionais que atuam principalmente nos seguintes temas: Ambiente e Energia; Cidades Inovadoras e Inteligentes; Mobilidade e Transportes e Planejamento Regional e Urbano.

Precedido pelo PLURIS 2014, realizado em Lisboa – Portugal, o Congresso bianual tem sua sétima edição a ser realizada no Brasil, desta vez sediado na cidade de Maceió – Alagoas, nos dias 05, 06 e 07 de outubro de 2016. O evento é aberto aos diversos perfis de participantes: pesquisadores, estudantes e profissionais ligados aos temas e tópicos abordados. Assim, a sua nova edição em 2016 pretende reforçar e enriquecer os contatos estabelecidos nas edições anteriores e integrar novos participantes cujos trabalhos acadêmicos e profissionais se enquadrem nas temáticas do congresso.

No PLURIS 2016, os contrastes, as contradições e as complexidades urbanas – desafios do século XXI –, serão a pauta do evento. Hoje, a vivência nas cidades mostra novas formas de permanência, de uso e de produção do ambiente urbano. Assim, o desafio de “pensar a cidade” passa pela busca de relações equilibradas entre o homem e o meio ambiente, pelo adequado adensamento construtivo e infraestrutura, pela mobilidade sustentável e inclusão espacial, entre outros. Cada vez mais, os diversos profissionais que atuam na área urbana deparam-se com essas demandas atuais e com o desafio da intervenção.

Esperamos ter o prazer de nos encontrarmos no PLURIS 2016, em Maceió.
Saudações da Coordenação Local,

Gianna Melo Barbirato
Ricardo Victor Rodrigues Barbosa
João Carlos Cordeiro Barbirato